Olá Pessoal!
Não sei se vocês viram, mais saiu um notícia dos ganhadores do prêmio nobel de medicina de 2014. Esse prêmio foi dividido entre John O'Keefe, May-Britt e Edvar Moser, ele foi oferecido pelo Instituto Karolinska, nesta segunda-Feira (6). Eles descobriram células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de GPS.
Como é comum ocorrer no Nobel, os trabalhos premiados se complementam ao longo de um amplo espaço de tempo. A pesquisa de John começou na década de 1970. Em 1971, ele descobriu o primeiro componente do sistema de posicionamento - um tipo de célula nervosa no hipocampo que era sempre ativada quando um roedor se encontrava num determinado local de um ambiente. Ele concluiu que essas "células de lugar" formavam um tipo de mapa de localização no cérebro.
Mais de três décadas depois, o casal Moser identificou outro tipo de célula nervosa que forma um sistema de coordenadas no nosso cérebro, permitindo-nos encontrar caminhos e saber nosso posicionamento de forma precisa. A descoberta de que o cérebro é capaz de trabalhar com "mapas" internos pode ajudar a compreender o que ocorre na mente de pessoas como o mal de Alzheimer, por exemplo, que comumente perdem seu senso de orientação. A compreensão de "GPS cerebral" também é importante porque pode servir de paralelo para entender outras funções cognitivas.
Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/10/nobel-de-medicina-de-2014-vai-para-pesquisa-sobre-sistema-de-posicionamento-do-cerebro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário